quinta-feira, 14 de novembro, 2024

MP vai investigar evento em que cavalos atropelaram GCM após se assustarem com fogos de artifício

Centro Municipal de Atividades Equestres de São Carlos — Foto: Prefeitura de São Carlos/Divulgação / G1 São Carlos
Centro Municipal de Atividades Equestres de São Carlos — Foto: Prefeitura de São Carlos/Divulgação / G1 São Carlos

Vítima teve ferimentos no joelho e foi atendido na Santa Casa de São Carlos.

O Ministério Público (MP-SP) irá investigar possíveis irregularidades do evento “Top Três Tambores e Top Ranch”, em São Carlos (SP), no qual um guarda civil municipal foi atropelado por vários cavalos que fugiram após o disparo de fogos de artifício durante o show da dupla sertaneja Bruno & Barretto.

O MP irá apurar a utilização de fogos de artifício, eventuais maus-tratos aos cavalos e acidentes envolvendo os animais, bem como a adequação do Centro Municipal de Atividades Equestres para a realização de eventos de tal porte e a configuração de dano moral coletivo.

Cavalos romperam a cerca assustados com fogos

O evento realizado no Centro Municipal de Atividades Equestres, na noite de sábado (10), teve o apoio da Prefeitura de São Carlos.

Os cavalos pertenciam aos competidores. Após as provas, durante o show da dupla da dupla sertaneja, houve o estouro de uma bateria de fogos de artifício e os animais assustados com o barulho, quebraram a cerca e fugiram para a rodovia Luís Augusto de Oliveira (SP-215).

Um dos animais atingiu um guarda civil municipal. A vítima teve ferimentos no joelho e foi levado para a Santa Casa.

Alguns cavalos se machucaram ao romper a cerca. Todos foram recolhidos após o incidente.

Fogos com barulho são proibidos
A soltura de fogos de artifício é proibida por lei em São Carlos. Segundo a prefeitura, a determinação consta do alvará que permite a realização do evento.

O departamento jurídico do município irá notificar a dupla sertaneja pelo ato ilegal (veja nota abaixo). Segundo a prefeitura, a dupla já responde por ter cometido a mesma infração em festas em outros municípios.

O município não comentou a investigação do MP.

A produção da dupla disse, por meio de nota, que não foi informada da proibição de fogos durante o show (veja a nota abaixo).

Veja a nota da dupla Bruno & Barretto na íntegra:

“Referente ao show da dupla Bruno & Barretto em São Carlos no último sábado (10), em nenhum momento foi repassado à equipe sobre a proibição de fogos de artifício durante a apresentação, mesmo o item tendo sido especificado na proposta do show.

A equipe da dupla esteve o tempo todo acompanhada pela produção do evento, pré, durante e ao final do show, inclusive na montagem dos fogos, sem nenhuma consideração sobre esse ponto.

Vale ressaltar que todas as apresentações são sempre acompanhadas por uma equipe de bombeiros do evento, e nesse caso também não foi repassado nenhuma atenção sobre a utilização de fogos.

Se a proibição tivesse sido repassada, a equipe prontamente atenderia. Situação que já aconteceu em outras apresentações e foi respeitada.”

Veja a nota da Prefeitura de São Carlos:

“A Prefeitura de São Carlos esclarece que devido o incidente ocorrido no último sábado (10/08), no Centro Municipal de Atividades Equestres, durante o evento “TOP Três Tambores e TOP Ranch”, organizado pela empresa Contato, quando os cavalos da competição romperam o piquete e alcançaram a Rodovia SP-215, a Procuradoria Geral do Município vai acionar juridicamente a empresa Bruto Memo Produções Artísticas LTDA representante da dupla “Bruno e Barreto” pela queima de fogos com estampidos no encerramento do show, uma vez que a empresa violou a Lei Municipal Nº 18059/2016, a Lei Estadual nº 17389/21, a Lei Federal nº 6881/2017 e o alvará emitido pela Prefeitura para a realização do evento onde está clara a proibição da utilização de fogos.”

Este conteúdo foi originalmente publicado no site G1 – São Carlos