domingo, 25 de maio, 2025

Alunos da escola Maria Luiza fazem passeio a patrimônio histórico

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na última segunda-feira, 12, os alunos dos 5º anos da Escola Municipal Maria Luiza Batistela Danieli tiveram a oportunidade de participar de uma experiência enriquecedora fora do ambiente escolar. Eles visitaram a Chácara Sapucaia, localizada em Araraquara, um dos mais importantes patrimônios históricos e culturais da região.

Essa atividade faz parte de um projeto pedagógico que busca ampliar o repertório cultural dos estudantes por meio do contato direto com espaços que preservam a memória nacional. A Chácara Sapucaia é notória por seu valor arquitetônico, paisagístico e histórico, entrelaçando elementos das áreas política, literária, educacional e científica do Brasil.

Durante o passeio guiado, os alunos aprenderam sobre a vida e obra de Mário de Andrade, uma das figuras mais significativas da literatura brasileira e um pilar do Modernismo. O local é considerado o “espaço-berço” de Macunaíma, uma das obras mais emblemáticas do autor. Além disso, a visita destacou a trajetória de Pio Lourenço Corrêa, filólogo, fazendeiro e amigo pessoal de Andrade, cuja história está intimamente ligada à formação cultural da região.

A secretária municipal de Educação, Rosângela Oliveira, enfatizou a importância dessa iniciativa. “Esse tipo de vivência é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem. Ao visitar um patrimônio histórico, os alunos têm a oportunidade de ver de perto o que aprendem nos livros e se conectam de forma mais profunda com a nossa história e cultura. É uma aula viva, que inspira e desperta o interesse pelo conhecimento”, afirmou.

A Prefeitura de Ibaté, por meio da Secretaria de Educação, reafirma seu compromisso com a formação integral dos estudantes, promovendo ações que valorizam a educação além dos muros escolares. A visita à Chácara Sapucaia não apenas proporcionou aprendizado, mas também reforçou a importância da preservação do patrimônio histórico como elemento fundamental na construção da identidade cultural dos jovens.

Foto: Divulgação