A operação policial iniciada na manhã desta quinta-feira, dia 25, em Ibaté, terminou com a morte de um dos suspeitos envolvidos no roubo de um veículo ocorrido horas antes em Araraquara. O desfecho aconteceu após uma intensa mobilização das forças de segurança, que se estendeu por várias horas em uma área de mata às margens da Rodovia Washington Luís (SP-310).
A ocorrência começou quando a Polícia Militar recebeu informações de que um Fiat Argo preto, roubado durante a madrugada, circulava por Ibaté em alta velocidade e realizando manobras perigosas. Com base nas características do automóvel, equipes iniciaram buscas e localizaram o veículo na rodovia.
Ao receber ordem de parada, o motorista não obedeceu e acelerou em direção ao município de Araraquara, dando início a uma perseguição. Durante a fuga, o condutor acessou uma estrada de terra nas proximidades do quilômetro 253 da SP-310, onde perdeu o controle da direção. O carro capotou três vezes antes de parar.
Logo após o acidente, os dois ocupantes abandonaram o veículo e correram para uma extensa área de vegetação, o que deu início a uma operação de buscas envolvendo diversas equipes da Polícia Militar. Participaram da ação policiais da Força Tática, ROCAM, BAEP, Policiamento Rodoviário, Rádio Patrulha e RPM, além do apoio do helicóptero Águia e de drones equipados com sensores térmicos, utilizados para ampliar a varredura na região.
Durante as diligências, um adolescente de 14 anos foi localizado e apreendido. Conforme a Polícia Militar, ele admitiu que estava no automóvel durante a fuga e informou a identidade do segundo envolvido. O menor, que possui antecedentes infracionais, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Ibaté, onde a ocorrência foi formalizada.
As buscas continuaram ao longo da tarde até que equipes da Força Tática localizaram o segundo suspeito escondido em um terreno. Segundo a versão apresentada pela Polícia Militar, durante a aproximação dos policiais, o homem saiu de trás de uma lona portando um revólver e teria apontado a arma em direção à equipe. Diante da situação, os policiais efetuaram disparos.
O suspeito foi atingido e morreu ainda no local. Com ele, os policiais apreenderam um revólver que será incorporado à investigação.
O veículo envolvido na ocorrência havia sido roubado durante a madrugada em Araraquara. De acordo com o relato da vítima, um homem de 34 anos, três criminosos que ocupavam um Volkswagen Fox, de cor prata ou branca, anunciaram o assalto e levaram o Fiat Argo. A vítima informou que não conseguiu identificar os autores nem anotar a placa do automóvel utilizado pelos assaltantes.
As circunstâncias da ocorrência, incluindo a intervenção policial e todos os fatos relacionados à perseguição, ao confronto e ao roubo do veículo, serão analisadas pelas autoridades responsáveis durante a investigação.