domingo, 28 de junho, 2026

Servidores aprovam acordo coletivo em meio a debate sobre recomposição salarial

Foto: SINDSPAM
Foto: SINDSPAM

Após um período de negociações entre representantes dos servidores municipais e a Prefeitura de Ibaté, a campanha salarial de 2026 foi encerrada com a aprovação da proposta apresentada pelo Executivo. A decisão foi tomada durante assembleia realizada na noite de 25 de junho, colocando fim às tratativas que envolveram quatro rodadas de negociação ao longo do processo.

Com o resultado da votação, ficou definido um reajuste de 4,39% nos vencimentos dos servidores municipais. O acordo também estabeleceu a atualização do auxílio-alimentação, que passará a ser de R$ 380, valor que passa a integrar o Acordo Coletivo 2026/2027.

Durante as discussões, representantes da categoria apresentaram reivindicações superiores aos índices que acabaram sendo aprovados. No entanto, as partes não chegaram a um entendimento para modificar a proposta apresentada pela administração municipal, que permaneceu inalterada até ser submetida à apreciação dos servidores.

Ao avaliar o cenário, a categoria decidiu aceitar a proposta colocada em votação. Entre os fatores considerados esteve a necessidade de formalização do acordo para garantir a aplicação dos reajustes também aos servidores aposentados. Uma eventual rejeição poderia prolongar o impasse nas negociações e adiar a atualização dos benefícios desse grupo, que seria o mais diretamente afetado pela ausência de um acordo.

Apesar da aprovação, o resultado não encerrou o debate sobre a política de valorização dos servidores. Parte da categoria avalia que o reajuste concedido e o novo valor do auxílio-alimentação não são suficientes para compensar integralmente as perdas acumuladas nos últimos anos. Ainda assim, a aprovação assegurou a manutenção das demais cláusulas já previstas no acordo coletivo, preservando direitos anteriormente conquistados.

A campanha salarial deste ano também marcou a primeira atuação oficial do Sindicato dos Servidores Públicos e Empregados Públicos e Autárquicos Municipais de São Carlos, Dourado e Ibaté (SINDSPAM) na representação dos servidores municipais de Ibaté durante as negociações com a administração pública.

Além da participação no processo de negociação, o sindicato informou que passará a manter uma sub-sede no município. O atendimento será realizado, inicialmente, às quartas-feiras, das 9h às 17h, em um espaço localizado na Rua Paulino Carlos, nº 897, na região central da cidade. A proposta é oferecer atendimento aos servidores e acompanhar as demandas da categoria de forma mais próxima.